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Design de ambientes o diferencial da sua empresa

Design de ambientes: o diferencial da sua empresa

Ter excelentes produtos não é garantia de boas vendas. A aparência do ponto comercial também deve ser considerada, podendo afastar a clientela e até comprometer os seus ganhos. Organizar o espaço interno do estabelecimento é importante para a construção da imagem da empresa e relacionamento com o cliente.

A identidade visual está presente em todas as áreas da empresa e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado: na marca, na folheteria, na embalagem, no site e na fachada da loja. Isso também vale para as vitrines e fachadas, que devem ser pensadas de forma que à primeira vista consigam transmitir qual a imagem da loja. Um visual limpo e bem pensado é mais eficiente que uma confusão de formas e cores.

Confira 19 dicas preciosas do Sebrae para melhorar o design da sua empresa:

 

  1. Na fachada, a marca no letreiro deve ser de fácil memorização, passando o conceito da empresa e sua atividade.
  2. Os preços dos produtos expostos à venda devem ficar visíveis aos consumidores: letra, tamanho e posicionamento na vitrine.
  1. Os móveis devem ocupar menos da metade do espaço da loja para facilitar a visualização de produtos, a circulação de clientes e uma possível impressão de espaço apertado e desconfortável.
  2. Coloque atrativos no fundo da empresa, como produtos em promoção, para garantir a circulação por todo espaço.
  3. As vitrines devem apresentar o mix de produtos comercializados pela empresa e seu público-alvo. Além disso precisa ser dinâmica, com atualização de produtos pelo menos a cada 15 dias
  4. Os produtos mais percebidos pelos clientes são os posicionados pouco abaixo da linha da visão (1,60m do piso da vitrine).
  5. A fachada deve ser atraente e visível nos diversos turnos. Mantenha a limpeza e a conservação dos espaços com iluminação. Coloque-o, se possível, à direita da visão do cliente e na parte de baixo do produto exposto.
  6. A porta de entrada da empresa deve ser percebida com clareza, de preferência sempre aberta e com dimensões adequadas que atendam pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
  7. Coloque atrativos no fundo da empresa, como produtos em promoção, para garantir a circulação por todo espaço.
  8. Os provadores devem ser em número suficiente, com boa sinalização, iluminação adequada, acessível e confortáveis.
  9. A iluminação contribui para tornar a loja convidativa e agradável, sendo uma poderosa ferramenta para atrair clientes.
  10. Iluminação fria (branca) deixa o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade do produto, auxiliando o cliente na decisão da compra.
  11. Toda comunicação possui prazo de validade. Informações envelhecidas prejudicam a imagem da empresa.
  12. A sinalização da empresa deve ser   clara e visível para orientar os clientes na escolha e compra dos produtos.
  13. Manter a porta fechada, devido ao ar condicionado, pode inibir a entrada de clientes e a visibilidade do interior da empresa. Uma boa alternativa seria instalar uma cortina de ar, ou manter a sinalização de “ABERTO” quando a empresa estiver funcionando.
  14. A temperatura no espaço de vendas pode determinar a permanência do cliente dentro da empresa.
  15. Organizar os produtos por cores, estilos, tamanho, etc, facilita a visualização pelo cliente, além de permitir um atendimento mais rápido e facilitar o controle dos produtos disponíveis.
  16. Pequenos produtos, novidades e promoções são comprados por impulso, coloque-os em pontos estratégicos para melhor visualização
  17. O layout apropriado da estação de trabalho permite uma maior interação da equipe e melhor fluxo de informação.

 

O que sua empresa pode alcançar com design? O Design busca soluções originais de função, de uso de materiais e tecnologias, de produtividade e sustentabilidade, agregando novos valores a produtos e serviços. Cria identidades que comunicam as qualidades e características das empresas e dos seus produtos ao mercado. É responsável pelos meios visuais que fazem a associação da empresa com o público. E busca soluções eficientes para os produtos em relação à empresa e ao mercado, aos meios produtivos, ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas. Aposte no design como diferencial competitivo!

 

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Fernando Damasceno - 20 de fevereiro de 2019

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